domingo, 11 de outubro de 2009

OS RISCOS OCULTOS DE UM ATAQUE CARDÍACO

LIDIANE SANTOS SILVA


RESUMO


O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sangüíneos, conhecidos como artérias coronárias. Um coágulo sangüíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.
O ataque cardíaco pode cometer pessoas de varias idade dependendo dos fatores de risco que elas apresentarem. Fatores estes que podem ser e influenciados pela maneira como se comportam no dia-a-dia.
Há também alguns riscos ocultos, que são desenvolvidos pelo organismo. Trata-se de substâncias que podem interferir no processo natural de circulação.

Palavras-chave: Ataque cardíaco, substâncias, riscos, sangue, fatores.



ABSTRACT


Heart is a muscle and like others of the body, it needs oxygen, which is supplied by the blood of the blood vessels, known like coronary arteries. A blood clot in one of these arteries can blockade the flow of blood for the cardiac muscle that brings damages to heart and to depend on the time of duration of this blockade, a part of heart dies doing so that it stops working correctly.
The heart attack can commit persons of newspaper commentaries age depending on the factors of risk that they to present. These factors that can be and influenced by the way like if are held in day by day.
There are also some hidden risks, which are developed by the organism. It the question is substances that can interfere in the natural process of circulation.

Key-words: Heart attack, substances, risks, blood, factors.


INTRODUÇÃO

Este artigo vem abordar, os riscos invisíveis de desenvolvermos um ataque cardíaco e mostrar mais especificamente que o excesso de algumas substâncias que podem ocasionar bloqueio do fluxo sanguíneo.
Ataques cardíacos ocorrem mais freqüentemente como resultado de uma condição médica chamada doença das artérias coronárias. Nesta doença, um material gorduroso chamado placa se acumula nas paredes das artérias coronárias, as quais suprem oxigênio e sangue ao coração. Eventualmente, uma placa pode romper, causando coágulo sanguíneo na superfície da placa. Se o coágulo ficar muito grande, ele pode bloquear totalmente ou quase totalmente o fluxo de sangue rico em oxigênio para a parte do músculo cardíaco alimentado pela artéria.
Durante um ataque cardíaco, se o bloqueio na artéria coronária não for tratado rapidamente, o músculo cardíaco começará a morrer e a ser substituído por tecido cicatrizado. Esse dano ao coração pode não ser óbvio, ou pode causar problemas graves de longo prazo.
Problemas graves relacionados ao ataque cardíaco podem incluir insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas potencialmente fatais. Insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente pelo corpo. Fibrilação ventricular é uma arritmia séria que pode causar morte se não for tratada rapidamente.

ATAQUE CARDÍACO, O QUE É?

Ataque cardíaco ou ataque do coração é a dor intensa no peito resultante da morte de uma região do músculo cardíaco, causada pela interrupção total do suprimento sanguíneo.
O músculo cardíaco ou miorcádio, posterior ao coagulo fica repentinamente privado de sangue e oxigênio e se torna doloroso com uma dor que fica mais intensa a cada minuto.

OS FATORES DE RISCO

Os riscos de desenvolver uma anomalia no coração vai mais além das informações que estão diariamente na mídia. Os fatores que mais estão em evidência são: Hereditariedade, sexo masculino, idade avançada, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e obesidade, quanto mais destes fatores de risco uma pessoa tiver, maior a chance de ficar doente.
Hereditariedade, idade e sexo não podem sofrer modificações, mas os outros fatores podem ser influenciados pelos hábitos diários e ajuda a diminuir os riscos de ter um ataque cardíaco.


RISCOS OCULTOS ASSINTOMÁTICOS

Há também alguns riscos assintomáticos: trata-se de substâncias produzidas pelo organismo, que quando o seu nível está muito elevado no sangue, pode ocasionar o entupimento de artérias, e criar condições favoráveis a ter um ataque cardíaco.
Indivíduos que se consideram normais, sem fatores de risco, não podem se apresentarem níveis elevados de Lp (a), homocisteína, fibrinogênio, depósito de cálcio e proteína c – reativa, corre o risco de ter um ataque cardíaco.
Essas substâncias em excesso faz com que se forme trombose e se acumule placas de gordura nas paredes das artérias, causando a obstrução das artérias impedindo a circulação do sangue para alguma parte do coração.


Lp (a)
Até hoje, a substância presente no sangue responsabilizada pela maioria dos ataques cardíacos era o mau colesterol, o LDL, mas os pesquisadores estão verificando que um doa membros da família do LDL, a Lp (a) é um fator de risco.
O que parece tornar a Lp (a) tão perturbado é o seu desenho único. O LDL comum é uma partícula rica em colesterol envolta por um fio de proteína. A medida que o LDL circula pela artéria, essa proteína pode prender-se as placas e liberar uma carga de colesterol. A Lp (a), porém possui um fio de proteína a mais cuja estrutura é muito semelhante aos anti-coagulantes naturais presentes no sangue.

"A Lp (a) tem a prioridade de depositar colesterol na parede das artérias, causando obstruções." (Guimarães, 2002 p. 39).

HOMOCISTEÍNA

Durante os últimos anos, níveis sanguíneos elevados de homocisteína (um aminoácido que contem enxofre) tem sido ligado ao aumento de risco de doenças coronarianas prematuras, derrame atromboembolismo, mesmo entre pessoas que tem níveis normais de colesterol.
Levantou-se a suspeita de uma conexão entre homocisteína e doença cardiovascular, que quando foi observado que pessoas com uma rara condição chamada homocistunuria eram propensas a desenvolver doenças cardiovasculares severas na adolescência.
Estudos recentes sugerem que níveis sanguíneos elevados de homocisteína são tão importantes quanto os níveis altos de colesterol no sangue e pode ativar independentemente.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Com as informações obtidas por esses estudos um simples teste de esforço torna-se uma ferramenta mais poderosa para estabelecer o risco de morte por problema cardíaco e desenvolver ações preventivas.
Em várias pesquisas sobre esse tema, haveria duas formas principais de diminuir o risco de morte por problemas cardíacos: a realização de exercícios físicos regulares ou a utilização de terapias com drogas para corrigir problemas na freqüência cardíaca.
Por isso qualquer pessoa que se considera saudável, pode ser acometido por um infarto ou insuficiência cardíaca, mesmo quando não se apresenta nenhum fator de risco, o organismo pode esta produzindo em quantidade elevada substância que podem influenciar na má circulação, substâncias estas que só podem ser detectadas com exames específicos, onde se mede os valores existentes.

REREFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORAÇÃO, avalie seus riscos ocultos de um ataque cardíaco. Revista Seleções. Rio de Janeiro, 2002.

Doenças do Coração. Isto é. 6ª Edição. São Paulo, 1999. Coleção Guia da Saúde Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário